Após leitura e fichamento do artigo abaixo, realizem a tarefa proposta, EM DUPLAS.
Ruptura, continuidade e potencialização no jornalismo on-line: o lugar da memória (Palacios, 2003) http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2003_palacios_olugardamemoria.pdf
Link alternativo: http://www.scribd.com/doc/6606957/Marcos-Palacios-Ruptura-Continuidade-e-Potencializacao-No-Jornalismo-Online-Ok
a) Visitem dois (02) grandes jornais na Web (nacionais ou internacionais) - NÃO valem os portais, tem que ser jornal - e façam uma avaliação do tipo de utilização de Memória em cada um deles. Comparem a extensão e eficácia desse recurso nos dois jornais analisados, tanto no que diz respeito à cobertura do dia-a-dia, quanto em seções como "Especiais", "Multimídia" etc... Determinem os pontos fracos e os pontos fortes da utilização da memória em cada um deles. Observem e analisem não somente a existência dos arquivos, mas como as matérias arquivadas são utilizadas na produção jornalística diária.
RELATEM A ANÁLISE EM UM TEXTO DE PELO MENOS QUATRO PARÁGRAFOS, COM PRINTSCREENS DOS DOIS SITES E REFERÊNCIAS AO TEXTO LIDO.
b) Coloquem-se agora na posição de editor de um veículo on-line. Com base na Memória disponibilizada por jornais brasileiros na Web, e utilizando também outros recursos da rede, façam uma pesquisa sobre a tentativa de privatização da Cemig e o papel do agora senador Itamar Franco, então governador de Minas, para evitar que isso acontecesse. Produzam um texto de cerca de 25 linhas (com foto) sobre o tema e pelo menos três links para complementar as informações..
c) Também como fruto de pesquisa na web, sobretudo por meio dos recursos de memória de portais e sites jornalísticos, produzam uma nota de 20 linhas sobre o início da Internet comercial no Brasil, indicando seu crescimento desde então e sem deixar de mencionar a novela de TV que teve um lugar importante na popularização da Web em nosso país.
O trabalho deve ser enviado para evaldonline2@gmail.com até MEIA-NOITE DE HOJE (QUINTA-FEIRA, 03/03/2011)
Bom trabalho
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